mar
12
2012

Virtualização nas empresas cresce 80% nos últimos três anos

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de eBusiness ouviu mais de 500 lideranças empresariais, e concluiu que os investimentos no processo de virtualização na área de TI (Tecnologia da Informação) aumentaram progressivamente nos últimos três anos. De acordo com os dados coletados, 59% dos entrevistados responderam que suas empresas aderiram à computação em nuvem nos últimos três anos, 21% há um ano, 17% entre 4 e 7 anos e apenas 2% dos executivos afirmaram que suas empresas passaram a investir no processo há mais de 7 anos.

Ainda de acordo com o estudo, 44% das empresas elaboraram o projeto de virtualização com o propósito de reduzir custos referentes à energia elétrica, redução de espaço e compra de equipamentos. A pesquisa apontou também que embora a tecnologia seja aceita por grande parte dos profissionais da área, ainda existem barreiras que atrasam a aquisição da tecnologia, sendo que o principal empecilho citado por 67% dos executivos da área de TI está relacionado ao custo elevado.

Apenas 9% das empresas consultadas colocaram na nuvem todos os itens pesquisados: desktops, aplicativos, armazenamento e servidores, sendo que a virtualização deste último predomina em 65% das companhias.

.

Fonte: TeleSíntese - 09 de março de 2012 – 17:31