jul
25
2012

Por que a VMware está investindo US$ 1,2 bilhão na compra da Nicira?

A VMware anunciou a compra da Nicira, startup de software-defined network (SDN), por 1,26 bilhão de dólares. A movimentação não só possibilita a entrada da empresa no mercado de SDN, como também deve ampliar o apoio da VMware por padrões abertos.

A Nicira, empresa criada há cinco anos fruto da aliança acadêmica da VMware com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem sido pioneira no mercado de SDN. Sua aquisição pela subsidiária da EMC promete atender às necessidades dos clientes da VMware além da virtualização de servidores e de outros elementos do data center.

“A VMware, historicamente, não tinha a sofisticação de rede”, avalia Eric Hanselman, diretor de redes da empresa de pesquisa 451 Research Group. As tecnologias da Nicira dão à VMware a oportunidade de virtualizar a rede, afirma o CTO da VMware Steve Herrod em um post no blog da companhia em que anunciou o acordo.

A virtualização de rede é o próximo passo lógico na virtualização do data center, diz ele. Enquanto uma máquina virtual pode ser provisionada em poucos minutos, configurar a rede pode exigir a configuração de milhares de roteadores e switches. As plataformas da Nicira possibilitam essa movimentação, permitindo aos clientes construir uma camada de rede virtual.

“O software da Nicira começa com a virtualização da rede, rompendo a visão lógica de uma rede física. Ele permitirá a criação de dezenas de milhares de redes virtuais isoladas com a facilidade operacional e simplicidade de criar e gerenciar máquinas virtuais. Para os negócios, significa eficiência, flexibilidade e configuração robusta de rede”, explica Herrod.

SDN tem sido um dos temas mais discutidos esse ano quando o assunto é rede e Hanselman, do 451 Group, diz que a aquisição da VMware “codifica parte do hype em torno SDN e coloca pressão sobre a Cisco”. O gigante das redes traçou um caminho para integrar recursos de SDN em suas ofertas com o Open Networking Environment (ONE) “mas isso vai movimentar o mercado e impactar na Cisco”, diz.

Kyle Hilgendorf, analista do instituto de pesquisas Gartner para cloud, afirma que a competição será boa do ponto de vista do usuário final. De acordo com ele, a Cisco está sendo pressionada para adicionar recursos SDN mais rapidamente e os avanços da tecnologia VMware Nicira vai acelerar o passo.

Ele aponta ainda que a capacidade da Nicira para trabalhar com múltiplos hipervisores e dar aos clientes a escolha de suas ofertas de nuvem também é importante. “Alguns clientes estão começando a considerar que existem opções além do VMware”, diz Hilgendorf. “Se eles não oferecem aos clientes uma maneira de ampliar e usar outros formatos de hypervisor, isso poderia ser um problema no longo prazo.”

A Nicira também poderá reforçar o posicionamento da VMware em código aberto, já que os funcionários Nicira trabalham em estreita colaboração com o projeto open source Open vSwitch, da Apache Software Foundation. A Nicira também tem sido um dos principais líderes do projeto OpenStack de rede virtual chamada Quantum.

A VMware tem sido tradicionalmente vista como uma empresa que oferece software proprietário, que funciona dentro de seu ecossistema, mas não tão bem com plataformas concorrentes – apesar de sua solução Cloud Foundry, oferecida no modelo plataforma como serviço (PaaS), ser um esforço recente de a companhia ampliar suas capacidades open source.

“Estamos absolutamente empenhados em manter a abertura da Nicira e trazer valor adicional e escolhas para o OpenStack, CloudStack, e outros comunidade de cloud”, esclarece Herrod.

Alguns analistas estão curiosos para saber como a VMware vai atuar no mundo open source. “Ao pagar mais de 1 bilhão de dólares pela empresa, a VMware está apostando muito mais em um ambiente aberto, mais heterogêneo e mais virtualizado. Todas as indicações são de que eles estão fazendo uma aposta inteligente”, avalia Ben Kepes, analista da Diversity.

.

Fonte: Originalmente publicado por NETWORK WORLD/USA em 24 de julho de 2012 – 12h30