mar
23
2011

Ignorância sobre processos de adoção de cloud põe dados em maior risco

.

Empresas que adotam soluções de cloud computing de terceiros precisam se assegurar que o provedor de serviço possui planos efetivos de continuidade de negócios e recuperação de desastres.

De acordo com o Fórum de Segurança da Informação (ISF), as companhias não podem simplesmente assumir que a infraestrutura do provedor de serviços de cloud computing nunca sairá do ar. Ao contrário, dizem os especialistas do ISF, as organizações devem questionar seus fornecedores sobre as soluções e os ambientes com os quais contam para evitar e lidar com a queda da conectividade de sues negócios.

Em um relatório segurança em cloud computing divulgado na semana passada, o ISF diz que “a confiança em uma única rede, como a internet, coloca serviços críticos em risco, principalmente se o provedor de serviços de computação em nuvem não tiver planos de continuidade de negócios e recuperação de desastres”.

Além disso, o Fórum sugere que as empresas façam uma avaliação completa de riscos antes de migrar seus dados para a nuvem e afirmam que, ao ignorarem os processos de implementação de cloud computing, as companhias aumentam expressivamente o risco de segurança das informações.

Reforçando o coro, recentemente o Gartner também afirmou que é vital que todos os riscos de segurança de dados sejam identificados e eliminados antes que as empresas comecem a utilizar suas novas soluções de computação em nuvem.

.

Fonte: Originalmente publicado por Convergência Digital – Hotsite Cloud Computing em 22/03/2011

Deixe um comentário