out
16
2012

CIOs estão preparados para assumir novo papel?

As empresas estão passando por um processo de mudança muito rápido com a chegada das novas tecnologias. Para a Forrester Research, as que não abraçarem as modernas ferramentas que estão surgindo vão ficar para trás. Os CIOs são peça-chave nesse cenário. Eles terão de assumir a postura dos líderes de TI, deixando de ser administradores de sistemas para se converterem em gerenciadores das relações com os clientes.

A vice-presidente da Forrester Research Kyle MacNabb, observa que a adoção das novas tecnologias tem acontecido com mais rapidez que no passado. A janela de tempo está reduzindo cada vez mais por causa da sociedade digital, que se apoia mais em dispositivos móveis e em mídias sociais. “As ideias agora vêm de toda parte”, alerta a executiva que adverte que as empresas precisam estar preparadas para acompanhar essa velocidade.

As empresas não podem nem devem ficar de braços cruzados esperando essa mudança digital acontecer motivada pelas novas tecnologias. Para Kyle, é fundamental que os líderes de TI deem um passo para frente e ajudem suas companhias a entender essa tendência.

Os gestores precisam defender mais do que nunca a adoção das ferramentas que estão chegando ao mercado. Mas só conseguirão fazer isso com confiança e serem respeitados pelas áreas de negócios se estiverem preparados.

Kyla afirma que os líderes de TI têm que começar realizar atividades de maneira diferente. Precisam ser diretos e mais centrados. Eles devem se superar para assumir o novo papel, pois o momento atual exige que as companhias sejam inovadoras e mais competitivas para se antecipar tendências.

.

Fonte: Originalmente publicado por COMPUTERWORLD (ESPANHA) em 12 de outubro de 2012 – 08h45

Sobre o autor: Luis Abud