out
15
2012

AMD prevê queda de 10% das vendas no terceiro trimestre

A Advanced Micro Devices (AMD) reduziu sua previsão de receita para o terceiro trimestre , dizendo que uma economia desafiadora atingiu a demanda para todos os seus produtos.

A fabricante de chips agora espera que a receita para o trimestre, encerrado em 29 de setembro, esteja cerca de 10% abaixo em relação ao segundo trimestre. Em uma previsão anterior, a empresa disse que a receita cairia em não mais do que 4%.

A AMD disse que também foi afetada pelos preços de venda mais baixos de seus chips e a má utilização de suas instalações industriais. Ela terá uma carga de inventário de 100 milhões de dólares para produtos não vendidos. A baixa pode ser remetida aos seus chips “Llano” Fusion, que começaram a aparecer em PCs no meio do ano passado, disse Nathan Brookwood, principal analista da Insight 64.

A companhia teve  problemas de fabricação e abastecimento com o Llano, e a demanda pelo chip era pobre. A empresa está fazendo melhor com um sucessor de codinome Trinity , que ficou disponível para laptops e PCs em maio.

A empresa californiana desenvolve processadores gráficos e servidores para PCs que são, então, fabricados por companhias de contrato, como a GlobalFoundries. A demanda por PCs foi caindo, com IDC e Gartner relatando  queda de 8,5% nas vendas no terceiro trimestre em comparação ao ano anterior. “Todo o setor de PC está sob pressão. A AMD está intimamente ligada aos PCs”, disse Brookwood.

A fabricante poderia se beneficiar do lançamento do Windows 8 pela Microsoft, que será lançado em PCs a partir do final deste mês, disse Brookwood. Analistas acreditam que os consumidores foram adiando a compras de PCs esperando a chegada do novo sistema operacional.

.

Fonte: Originalmente publicado por IDG NEWS SERVICE/NEW YORK BUREAU em 15 de outubro de 2012 – 11h05

Sobre o autor: Luis Abud