abr
12
2012

HP anunciou o lançamento de uma série de ofertas de cloud computing baseadas em tecnologia open source

A Hewlett-Packard anunciou o lançamento de uma série de ofertas de cloud computing baseadas em tecnologia open source. Além disso, vai adicionar recursos de automação de rede a vários produtos de hardware. A fabricante tenta assim ganhar mercado numa área dominada pela Amazon Web Services (AWS).

A empresa oferecerá o serviço de infraestrutura como serviço (IaaS), chamado HP Cloud Services, baseado em software open source da OpenStack e que já tem mais de seis mil clientes, usuários da versão beta, diz a empresa.

Além da oferta de cloud pública, a HP também lançou uma série de aplicações de software que foram concebidas para companhias administrarem nuvens privadas ou públicas, independentemente de usarem hardware da HP ou não.

No campo do equipamento de rede, a empresa preparara sua oferta para suportar melhor redes definidas por software [software defined networks (SDN)] por meio de uma série de novas ferramentas de rede para automação.

Analistas do mercado consideram que as iniciativas representam a tentativa de a HP entrar cada vez mais no universo de prestadores de serviços de cloud computing. As novas ofertas de equipamento de rede deverão oferecer às empresas uma nova forma para automatizar e virtualizar redes.

De acordo com um estudo realizado pela HP, os modelos híbridos de cloud computing serão os mais usados no futuro. Tendo isso em mente, responsáveis da fabricante dizem ser importante criar ofertas de cloud computing com base em tecnologia de fonte aberta: o objetivo será permitir mais facilmente a integração entre plataformas de cloud públicas e privadas, assim como entre ambientes legados.

“A HP Converged Cloud permitirá às empresas incorporarem uma mistura de serviços de cloud pública, privada e a infraestrutura de TI já existente, para criar ambientes sem rupturas, capazes de se adaptarem às necessidades de mudança”, diz Bill Veghte, vice-presidente executivo de software para a HP.

Além da oferta pública de IaaS, a HP revelou o portfólio de aplicações Enterprise Cloud Services: software para a gestão de clouds privadas, funções de continuidade de negócios e de comunicações unificadas.

A HP também anunciou uma expansão das funcionalidades CloudMaps. São concebidas para fornecer instruções sobre a forma como certas aplicações de terceiros fornecedores, tais como o Microsoft Exchange ou o SharePoint – podem ser integrados na cloud da HP.

.

Fonte: Originalmente publicado por ComputerWorld em 11 de abril de 2012 – 10h09