jun
11
2012

Indisponibilidade e desempenho inibem a adoção de cloud computing

Preocupações associadas ao desempenho, como estabilidade, tempo de resposta e disponibilidade de ponta a ponta, são os fatores que mais inibem a adoção de serviços em nuvem, indica estudo da Alcatel-Lucent.

Outras grandes preocupações citadas pelas empresas incluem segurança, custo e facilidade de uso. O que está em jogo é o mercado global de serviços na nuvem, que deve movimentar 177 bilhões de dólares até 2015, segundo o instituto de pesquisas Gartner.

Para chegar a essas conclusões o estudo ouviu 3.886 tomadores de decisões de TI em empresas multinacionais de tecnologia de médio e grande porte localizadas em sete países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Índia, Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong.

De acordo com o levantamento, embora haja rápida adoção de serviços na nuvem por grandes organizações em diversos setores do mercado, serviços de nuvem pública têm desafios a serem superados. Dos entrevistados, um em cada quatro queixou-se de que não existe um caminho simples para a resolução quando acordos de nível de serviço (SLAs) não são cumpridos. Além disso, 46% dos executivos ouvidos consideram que o sistema atual de serviços de nuvem apresenta atrasos inaceitáveis.

Os setores financeiro, seguros, saúde e governo foram os que mais apresentaram desconfianças sobre o modelo. Mesmo assim, 44% dos departamentos de TI entrevistados estão otimistas sobre a adoção, pois acreditam que os pontos fracos dos serviços de nuvem atuais serão resolvidos e esperam aumentar o uso dos mesmos nos próximos três anos.

O estudo revelou que, em todas as regiões, os responsáveis pelas tomadas de decisão na área de TI estão dispostos a pagar por uma solução de nuvem de alto desempenho e de última geração.

.

Fonte: Originalmente publicado por ComputerWorld em 06 de junho de 2012 – 13h10