abr
3
2012

Cresce poder de decisão dos CFOs na adoção de cloud computing

A aposta em cloud computing é evidente e cresce cada vez mais. Grandes corporações estão prestando novos serviços com base no modelo e a evolução do conceito atrai companhias para a nuvem. Um estudo realizado pela Vanson Bourne, a pedido da Google, comprova esse cenário.

A pesquisa aponta ainda que, em relação ao uso efetivo de plataformas de cloud, 65% dos gerentes entrevistados confirmaram que a companhia já conta com sistemas na nuvem. As que não têm disseram que vão adquirir em breve. A decisão sobre a adoção do modelo fica sob responsabilidade do principal executivo de finanças (CFOs), em vez do CIO, revela a Vanson. Esse quadro mostra aumento no poder dos CFOs na estratégia de cloud computing, indica o levantamento.

De acordo com a pesquisa, que entrevistou empresas da Espanha, entre os executivos de finanças 94% destacaram que nos próximos 12 a 18 meses as plataformas de cloud serão importantes para o sucesso da companhia. O modelo traz novas possibilidades para as empresas e pode ser chave para melhorar os resultados e superar os desafios econômicos, dizem.

Conforme cresce a adoção da nuvem, surgem novas possibilidades de contratação e empresas focadas na oferta. Amazon, Google e Microsoft, por exemplo, oferecem opções distintas de nuvem, mas o aspecto comum são os benefícios. Entre os entrevistados, 56% destacaram a diminuição de custos com manutenção, já que os fornecedores do serviço absorvem a gestão dos equipamentos de armazenamento, fazendo com que as empresas foquem nos negócios, redução de custos operacionais e melhora da eficiência.

.

Fonte: Originalmente publicado por ComputerWorld (Espanha) em 30 de março de 2012 – 09h00