mar
15
2012

Cloud Computing: em três anos, conceito fará parte do dia a dia

Em três anos, a computação em nuvem estará em praticamente todos os dispositivos eletrônicos, de acordo com pesquisa divulgada na última terça-feira (6/03) pelo instituto Gartner.

O recurso, que permite a usuários armazenar, executar e compartilhar conteúdo a partir da Internet, chegará a 90% dos aparelhos até 2015, o que indica que as companhias deverão estender sua disposição a uma variedade de produtos – o que inclui, naturalmente, smartphones, tablets, notebooks e TVs. Só em 2012, os consumidores gastarão 2,2 trilhões de dólares com a aquisição de mídias, serviços e dispositivos.

“O avanço da nuvem será intensificado este ano, à medida que os usuários aprendam a utilizá-la”, afirmou Andrew Johnson, analista da Gartner. “Ela se tornará parte da vida das pessoas. Fabricantes e provedoras a integrarão a seus aparelhos e serviços de modo a atrair clientes e não perdê-los para concorrentes”.

Segundo o estudo, marcas como Netflix, Google Apps, Amazon Music, SkyDrive, da Microsoft, e iCloud, da Apple, já são líderes do setor.  Por ser uma nova tecnologia para os usuários finais, o mistério não está em sua evolução, mas em como ela será adotada nos próximos anos.

Ainda assim, o instituto estima que menos de 10% dos consumidores irão utilizar a nuvem como principal meio de armazenamento em 2014, já que a necessidade de guardar dados em discos rígidos continuará grande.

.

Fonte: Originalmente publicado por NETWORK WORLD (US) em 09 de março de 2012 – 13h19